sábado, 27 de novembro de 2010

Uma viagem foto-cinematográfica


Do alto das Montanhas do Peru, próximo a “Machu Picchu”, a colossal visão de uma das paisagens cinematográficas mais impressionantes da Terra. Costuma-se afirmar que é uma das grandes viagens que se faz na vida. Uma experiência de transformação interior, enriquecimento cultural e humano, que jamais se pode ouvidar. Luz, cor, cheiro… Uma cenografia natural de tirar o fôlego!

Pois bem, diria que não foi por menos – salvada a devida proporção de uma veia igualmente hereditária, cinematograficamente atávica – o que me deixou registrado em excelentes fotos a minha filha Mônica, recém-chegada de uma viagem pela América Central. Com uma boa câmera pendurada ao pescoço e muita vontade de conhecer o mundo, ela tem revelado a sua outra face de advogada que é: o desejo incontido de registrar imagens de pessoas, suas culturas e hábitos.

De quando em vez, seu espírito aventureiro me surpreende ao vê-la, através de suas próprias fotos, galgando penhascos, subindo encostas íngremes nas Chapadas do Centro do Brasil, na prática do chamado esporte radical. Ou, ainda, buscando as plagas alagadas do Pantanal, num desejo de conquista e de conhecimento, diria, muito comum às pessoas menos acomodadas.

Essa é a minha filha Mônica! Desta vez, de sua viagem foto-cinematográfica pelos caminhos ensolarados de Cusco, generosamente me sobraram a sua felicidade de mais uma conquista, suas belas fotografias e um mimo artesanal de “pisco”. Doce como o seu carinho por mim. Uma delícia!...

ALEX SANTOS – Vice-Presidente da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br / www.alexsantos.com.br

Nenhum comentário: