terça-feira, 23 de novembro de 2010

Revelando valores ao nosso amanhã













A
vida acadêmica é uma saga. Poucos são os alunos que se destacam numa sala de aula. Quer pelo interesse em trocar idéias com o seu professor sobre a disciplina dada, ou, até mesmo, por se mostrar mais interessado no aprendizado a que se submeteu. Dentre esses alunos, haverá sempre um a se destacar, ainda mais, sobre os seus pares. Esse, na verdade, reconheço-o como um futuro “virtuose”.

Numa de minhas últimas turmas da disciplina de Sonoplastia, conheci e reconheci um desses alunos a que me referi no parágrafo acima. Calmo, atencioso, mas inquiridor sobre o assunto que o interessava e, sobretudo, pronto e breve em iniciativas. Esta, característica valiosa na formação da personalidade de todo aquele que se propõe à realização artística, como é o caso da produção cine/videográfica.

Sem embargo à importância dos demais alunos com os quais tive o privilégio da convivência acadêmica, em alguns meses, no Curso de Comunicação Social da UFPB, refiro-me àquele com quem, no momento, divido experiências na realização de um “curta” (foto), em fase de conclusão, na região do semi-árido paraibano.

A Cenografia do lugar, um sem fim povoado de algarobas, facheiros e rochas, consiste a preocupação inventiva do autor. Tema esse que aborda a realidade rústica de seus personagens, secos como o próprio lugar, numa singular importância, porquanto a rotina lhes tira a verdadeira noção do perigo, sobretudo do tempo de suas existências.

Distante sete quilômetros do centro da cidade, subindo e descendo rochas, a equipe consegue registrar personagens que se movem sorrateiras como os próprios répteis ali existentes. Figuras que se entreolham numa comunicação muda, inusitada. Em frente à velha casa de tijolo sem reboco, numa tarde fatigante como tantas outras, elas assuntam o tempo – Seu Biu, Donana e o filho Zeca de pouco mais de dez anos. Este, cujo olhar infantil dá início à estória a ser brevemente contada pelo nosso vídeo/cinema.

ALEX SANTOS – Vice-Presidente da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br / www.alexsantos.com.br

Nenhum comentário: