terça-feira, 14 de dezembro de 2010

III FestCINE Digital do Semiárido
















O III Festcine Digital do Semiárido, que está sendo realizado este mês em várias estados nordestinos, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, foi aberto no início deste mês em Campina Grande com enorme sucesso. Com o apoio do Banco do Nordeste, Academia Paraibana de Cinema, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Produção Audiovisual (Neppau/UFPB) e várias outras instituições, o evento é uma realização da AS Produções Cinema e Vídeo, com a coordenação-geral do jornalista e escritor Wills Leal.

A exemplo do que ocorreu na primeira e na segunda versões, o evento tem por objetivo exibir obras videográficas em suporte digital, focadas exclusivamente na temática do semiárido nordestino. Todas as obras são exibidas em mídia DVD (plug and play), com duração mínima de 5 e máxima de 15 minutos, e seus concorrentes não têm limitações quanto aos gêneros – documental, ficcional, animação, videoclipe ou experimental.

Do conjunto das obras inscritas, foram selecionadas quatro horas e meia para as exibições, durante três dias, em cada cidade onde está se realizando o Festcine Digital. Três obras a serão premiadas e estão sendo escolhidas pelo público, em votação pela internet, através de um programa de informática concebido por técnicos do Parque Tecnológico de Campina Grande. No final, será igualmente usado sistema de avaliação por membros organizadores do próprio evento.


Além de prêmios em dinheiro, os vencedores receberão os seguintes troféus: “Walfredo Rodriguez”, “João Córdula” e “Machado Bittencourt”. A exemplo dos festivais anteriores, estão participando empresários, jornalistas, estudantes, artistas, produtores, agentes culturais, representantes do BNB e as populações de cada cidade onde se realiza o evento: Campina Grande e Cabaceiras, na Paraíba; Mossoró no Rio Grande do Norte; Caruaru, em Pernambuco; e Juazeiro do Norte no Ceará.

ALEX SANTOS – Vice-Presidente da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br / blog: www.alexsantos.com.br

Nenhum comentário: