domingo, 26 de dezembro de 2010

ACADEMIA FESTEJA O DIA MUNDIAL DO CINEMA COM O "OSCAR PARAIBANO"



A Academia Paraibana de Cinema (APC) divulgou neste final de semana a relação das produções que vão receber o Prêmio APC de Cinema e Vídeo. Considerado o Oscar do cinema paraibano, o prêmio tem um significado maior para os realizadores, por tratar-se de uma deferência da mais importante entidade de Cinema do Estado da Paraíba. Serão premiadas as categorias de Média-Metragem e Curta-Metragem dos gêneros Ficção, Documentário, Animação e Experimental.

A relação dos premiados é a seguinte:
Média-Metragem: Ficção “ANTOMARCHI” de Alex Santos; e o Documentário “O HOMEM DO LIGEIRO” de Rômulo Azevedo.
Curta-Metragem: Ficção “BORRA DE CAFÉ” de Aluísio Guimarães; e o Documentário “MENINO ARTÍFICE” de Ana Célia Gomes.
Categorias: Animação “O ACASO E A BORBOLETA” de Tiago Américo e Fernanda Correia; e o Experimental “COISA” de Gian Orcini.

A entrega dos prêmios vai acontecer nesta terça-feira (28), DIA MUNDIAL DO CINEMA, em noite festiva no Auditório Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, às 18 horas, com a presença dos realizadores, cineastas brasileiros convidados e diversas autoridades. Haverá também a posse de novos acadêmicos na APC, o lançamento de DVDs e do livro “Quando o Cinema Morava na Filosofia” de Wills Leal, exibição de “trailers” de alguns filmes paraibanos, além de Coquetel durante o Lançamento da Revista CINENORDESTE da Academia Paraibana de Cinema.

FEST-SEMIÁRIDO - Na mesma noite desta terça-feira (28), serão entregues, também, os Troféus aos vencedores do III FesCine Digital do Semiárido, realizado em quatro estados nordestinos (Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará) pela AS Produções Cinema e Vídeo, com apoio do Banco do Nordeste e Coordenação do jornalista e escritor Wills Leal. O Troféu “Machado Bitencourt” de Ficção será para “Vela ao Crucificado” de Frederico Machado, do Estado do Maranhão; e o Troféu “João Córdula” para o documentário “Câmara Viajante” de Joe Pimentel, do Ceará.
ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br / http://www.alexsantos.com.br/

Nenhum comentário: