domingo, 7 de março de 2010

Por um Oscar pirotécnico







Independentemente do que se preconiza sobre a crescente influência do resultado do Globo de Ouro, ocorrido em janeiro passado, na escolha dos melhores filmes para o Oscar-2010, o cinema de Hollywood tem outras características de mudanças a serem igualmente observadas. Uma delas, a que visa substancialmente à bilheteria. Mais ainda agora, com a atual crise econômica, que também se abateu sobre a Indústria do Cinema naquele País.

Relembrando essa situação, a crise dos investimentos bancários, pegando por tabela o setor imobiliário americano, uma situação globalizada que respingou até por aqui. Ainda em Hollywood, o engrossamento de opiniões, protestos e rumorosa grave dos roteiristas, que deixaram toda a indústria do cinema em polvorosa. Então, a bilheteria seria a meta principal e salvadora dessa tradicional indústria, também em crise.

Não que o cinema de Hollywood jamais tenha deixado a bilheteria em segundo plano, só em razão do glamour, não é isso. Uma coisa sempre esteve intimamente ligada à outra. Quanto mais glamour haja no mundo da Sétima Arte, mais bilheteria seus filmes hão de conquistar. Isso, se relembrarmos a trajetória do Cinema, cuja constelação de astros e estrelas foi o grande forte dessa indústria, que influenciou o mundo todo. Veja o caso da nossa Vera Cruz, que amargou os efeitos de um “glamour” que não podia suportar.

Mas, um componente novo veio somar a toda essa situação, motivando mudança no comportamento do cinema americano, não ao seu declínio empresarial, mas na performance da qualidade de seus filmes: a Tecnologia. O cinema deixou de ser “artesanal”, ter certa pureza, para ganhar status robotizado. A pirotecnia eletrônico-visual nos atuais filmes é uma realidade incontestável. O cinema de hoje quase não suscita o raciocínio do espectador ao que é mostrado na tela, mas só o deslumbramento visual, diáfano.

Não à toa, o grande número de indicações ao Oscar deste domingo (07) para o filme “Avatar” (foto) – Melhor Filme, Diretor, Trilha Sonora, Efeitos visuais, e por aí vai... Retornaremos ao assunto.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.combr

Nenhum comentário: