domingo, 28 de fevereiro de 2010

Uma estória de cinema








No final da primeira década de uma Paris do Século XXI, sob rumorosas manifestações sociais, estudantis e comemorativas aos 40 anos da violenta crise política do regime Gaullista (1968), o professor universitário brasileiro e paraibano retorna ao seu Estado de origem. Há anos vivendo na França, mesmo antes da mudança de governo para o regime de força que se estabeleceu no Brasil, agora docente aposentado decide resgatar pessoalmente os negócios e propriedades de família, havia muito deixados aqui.

O retorno de Antomarchi à Cidade natal, onde viveu os primeiros anos de sua infância, cheia de musicalidade e fantasias, embalada por antigos cinemas, personagens de revistas em quadrinhos e onde estudou, são agora lembrados no seu trajeto pela cidade. Mudanças marcantes aconteceram na urbe, desde a visão que levara quando de sua partida para a França, onde ficaria durante longos anos lecionando naquele País.

Agora, não mais interessavam os acontecimentos recentes e celebrativos de França, se De Gaulle decidira ter sua própria bomba atômica; se bloqueara as tentativas da Grã-Bretanha para aderir à Comunidade Econômica Européia; se tirara seu país do comando militar integrado, ou se renunciara ao cargo e se falecera em 1970. Nada disso mais importava, quando de sua atual partida definitiva para o Brasil.

No momento atual, veio para testemunhar outras transformações. Além da visão nostálgica da sua cidade, encontra alguns poucos recantos verdes, ainda preservados. O primeiro contato de Antomarchi será com o velho sobrado onde residiu e viveu sua infância e juventude. Ao edentrar-lhe, recordações chegam-lhe à mente, fazendo-o reviver os caminhos da escola e situações dante jamais sentidas. Numa espécie de reencontro consigo mesmo. No interior do antigo solar, entre estantes e livros, antigas fotos de família e o velho piano empoeirado, os “fantasmas” de toda uma vida...

Esta pode/deve ser uma estória de cinema...

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: