quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cinema - produto de barganha por atacado

Abro o jornal é lá está um anúncio de quarto de página, que reputo um dos mais inusitados. Não que os “anúncios comerciais” sejam estranhos. Não é o caso. Mas, terá sido o daquele “produto”, diria a maneira escandalosa como foi feita, seu apelo de venda, o motivo do meu espanto, do meu desconforto.

Jamais tinha visto qualquer forma de Arte ser “vendida” de uma forma tão inadequada e desrespeitosa como aquela. Com mais de um século existindo, os anúncios de sua singular presença cultural na Sociedade, no mundo todo, sempre foram de maneira diferenciada, até por se tratar de uma Arte de Entretenimento.

Não obstante ser, também, até certo ponto um produto comercial, o Cinema sempre foi e deve ser encarado como uma das artes mais diferenciadas que conhecemos. A maneira como vem de ser anunciada, em todos os tempos, literalmente difere dos demais produtos. Assim como o Teatro, a Música, a Literatura e demais recursos artísticos que se prestam à criação humana.

Pois bem, aquele anúncio de gosto duvidoso estampado num dos nossos principais jornais reflete, talvez, o desconhecimento de quem o produziu sobre a importância e o significado do que seja realmente ARTE! E até confunde sentimento artístico com pecúnia, quando assim se expressa: “Não gaste seu dinheiro à toa. No Cinema do Shopping Tambiá você tem qualidade, tecnologia, os melhores filmes, a melhor pipoca e ainda paga bem menos.”

I m p r e s s i o n a n t e!...

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema – E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

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