sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Brasileiros que vivem à margem do cinema

A perplexidade de alguns poucos brasileiros, quando se deparam com uma tela grande de cinema, é notória e verdadeiramente comovente. O écran luminoso e o dimensionamento de suas imagens conduzem o espectador ao encantamento de um mundo que jamais tinha visto em toda sua vida. Mesmo que a “telinha” já o tenha levado a outros visuais semelhantes.

Implementar uma política de valorização cultural e de inclusão social, através da criação e/ou restauração de Salas de Cinema, em cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, se nos parece uma das medidas mais acertadas que o Governo Federal está desenvolvendo nesse momento, através do Ministério da Cultura, em parceria com a Ancine (Agência Nacional de Cinema).

Ora, a constatação pelo IBGE de que mais de oitenta por cento dos brasileiros não vêem cinema neste País, levando-se em conta que essa terá sido uma das artes mais populares do mundo, tal estatística representa mais que uma triste constatação, mas algo grave a ser igualmente corrigido. Razão porque, na atual retomada da produção cinematográfica, o governo parece ter acordado e vem tomando providência para sanar o problema.

Na Paraíba, por exemplo, de pouco mais de duzentos e vinte municípios hoje existentes, apenas a Capital e cidades maiores dispõem de salas de cinema, assim mesmo em “shopping centers”. Para se ter uma idéia da importância da iniciativa do governo, vale destacar que são 1.371 os municípios brasileiros que se encaixam nesse perfil de populações superiores a vinte mil e inferiores a cem mil habitantes.

Agora, pasmem! Desses municípios, apenas dez por cento possuem salas de projeção cinematográfica. O que é muito pouco, em sendo o cinema um dos equipamentos de entretenimento da maior aceitação pública, que carece de acesso fácil pela classe média e cujo mercado de trabalho vem sendo testado e se mostrado cada vez mais promissor, principalmente nos últimos anos. Moral da questão: Faça-se do Cinema um dos grandes meios para a inclusão social neste País!...

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta, E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: