domingo, 2 de dezembro de 2012

O que é do acervo da Repsom Filmes?

 
Na Aquarius Filme: o gerente Gusmão, Ivan, Lauro e Alex Santos         
          Indagam-me sempre a respeito de referências sobre o jornalista Ivan de Oliveira, com quem trabalhei alguns anos atrás em João Pessoa e realizamos uma série de cinejornais para a Repsom Produções Cinematográficas Ltda. Algumas vezes indiquei o endereço do Ivan, que conhecia à época, numa rua que começa bem em frente ao portão principal da Bica, na Torre. Mas, dos anos setenta pra cá já faz algum tempo... Dessa experiência tenho apenas alguns esboços de locações e roteiros por mim elaborados para as filmagens. Lembro também da participação do jornalista Anco Márcio, de quem fora a maioria dos textos narrados nos filmes e a quem recorri sobre o assunto, mas ele disse também não saber de mais nada. Recentemente, Wills Leal também me indagou a respeito do paradeiro das “coisas” daquele cinejornal e da Repsom. Mais uma vez não soube informar.
Não era fácil se produzir quase sem dinheiro alguns curtas-metragens, registrando especialmente eventos e obras do governo de então, na Paraíba. Filmes que depois eram exibidos sobretudo no Cine Plaza, antes de suas sessões normais de fim de semana. Basicamente, os recursos financeiros de produção eram oficiais, contudo havia algumas logísticas da iniciativa privada, mas eram poucas. Como o traslado de nossa equipe para o interior ou para fora do estado, estadias, alimentação, entre outras coisas. Osso duro mesmo era com o aluguel dos equipamentos de filmagens em 35mm, que não eram da Repsom, a revelação do material filmado e sua finalização nos Laboratórios da Líder de São Paulo, às vezes no Rio de Janeiro.
Observando o restrito plano de exibição e sob minha influência buscamos estender a difusão dos nossos cinejornais para outros estados. Aceita a sugestão, contatei uma empresa distribuidora de filmes em Recife, a Companhia Aquarius Ltda. Com a qual já vinha tendo laços comerciais há anos, em razão dos cinemas do meu pai, em Santa Rita e no distrito de Várzea Nova. Ato contínuo agendei uma visita àquela distribuidora de filmes, oportunidade em que apresentei Ivan de Oliveira e Lauro, ambos publicitários paraibanos ao amigo Gusmão, gerente da Aquarius e companheiro de colóquios etílicos no conhecido restaurante do “portuga”, no ambiente recifense da cinematografia. Foi feito o acordo, ficando certa a distribuição do nosso cinejornal a toda rede de cinemas do Nordeste, que vinha trabalhando com a Aquarius.
A parceria durou pouco e a distribuição do Cine Nordeste foi suspensa, justamente por falta de continuidade da própria Repsom. Coisas que sempre aconteciam com o nosso cinema dos anos sessenta e setenta. Houve sempre de pararmos no caminho por falta de grana e de laboratórios fora do eixo Rio-São Paulo...
ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor da UFPB e cineasta.                     E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: