domingo, 16 de dezembro de 2012

O “Oscar” paraibano de 2012 vai para...

                                                                                           Wills Leal, Nelson Pereira dos Santos e Juarez Farias, da APL
 
O “Oscar” do cinema paraibano, como ficou conhecido o “Prêmio-APC” da Academia Paraibana de Cinema aos Melhores Filmes e Vídeos do Ano, tem importância simbólica por ter sido concebido, em 2010, por um Conselho Acadêmico da entidade mais representativa de cinema, no Estado. Naquele ano, sob inspiração da diretoria da APC foi criada uma comissão para a discussão e a formulação de medidas que viabilizassem o escopo e a forma do prêmio, mas que ele tivesse um peso à altura da própria instituição cinematográfica que representa.

Em encontro realizado na Academia Paraibana de Letras, no centro de João Pessoa, quando esteve presente inclusive o cineasta Nelson Pereira dos Santos (foto), que recebeu o título de Sócio Benemérito da Academia Paraibana de Cinema, o Conselho Diretor da entidade manifestou seu interesse em manter uma estreita relação cultural com a APL. Nessa ocasião foi anunciada pelo presidente da APC a formação de uma comissão especial, para a criação do regulamento ao prêmio mais importante do cinema paraibano.    E que esse reconhecimento seria concedido pela entidade aos profissionais da atividade cinematográfica, na Paraíba, cujo troféu já vinha sendo cogitado pela academia e seria confeccionado por um dos artistas plásticos, também paraibano.

No Dia Mundial do Cinema, sempre celebrado na data de 28 de dezembro, naquele mesmo ano o prêmio foi entregue pela primeira vez ao filme “Antomarchi”, média-metragem de ficção então produzido pelas empresas paraibanas AS Produções Cinema&Vídeo e MDias Construções e Incorporações. Dentre as muitas homenagens prestadas na ocasião à equipe do filme ele foi ainda considerado especial pela crítica e setores de produção especializados, por ter sido o primeiro filme a usar a técnica Blu-Ray em sua finalização, na Paraíba.  

Ano passado, em solenidade de premiação promovida pela APC na Funesc, foram agraciados com o mesmo Prêmio-APC os vídeos “O Diário de Mércia” (ficção), “A felicidades dos peixes” (documentário) e “Ritmos”, uma experiência de animação. A noite festiva encerrou com o vídeo especial da coleção do acadêmico Mirabeau Dias - “Coleção Memórias Paraibanas do Século XX”, trabalho finalizado por Alexandre Menezes.

Para este ano a Diretoria da APC está programando uma ampla comemoração no Dia Mundial do Cinema, próximo dia 28. Segundo o presidente da entidade, escritor Wills Leal, a celebração deverá constar da distribuição do novo número da revista da entidade CineNordeste, do Informe APC, além da exibição dos filmes vencedores no IV FestCine Digital do Semiárido, que receberão os Troféus “Walfredo Rodriguez” de Ficção e “Machado Bitencourt” de melhor documentário.  
 
A expectativa por parte dos realizadores já é muito grande, dado o número de obras inscritas e que participaram do programa de exibições gratuitas do certame, que percorreu quatro estados nordestinos – Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
 
              A APC convida todos à grande festa do cinema mundial, no próximo dia 28 e brindar juntamente com os premiados do ano!

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor da UFPB e cineasta.
E-mails: alexjpbs@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: