sábado, 8 de dezembro de 2012

70 anos de “Casablanca” e outros feitos singulares



















     A data: 26 de novembro de 1942.
     O feito: Lançamento de uma das mais emblemáticas e representativas obras que Hollywood já produziu – “Casablanca” de Michael Curtiz. Setenta anos, portanto, da estreia de um grande filme no Teatro Hollywood de Nova York, para coincidir com a invasão dos Aliados no norte da África e da captura de Casablanca. Esta, pelo menos, a versão da História Oficial do Cinema, não a do filme em si, claro.
     O fato: Naquela data, no outro flanco da Terra filas de judeus e outras raças consideradas “menores”, e não puras e arianas, eram usadas como cobaias nos experimentos mais hediondos que a história já pode registrar, nos campos de concentração de Dachau e Auschwitz, na Alemanha de Hitler. Do lado de cá, meses antes importante motivo houve de existir de forma temporal/espacial de mim mesmo e dos meus familiares – o ano de minha graça. Justamente naquele mesmo fevereiro de 1942 nada menos de duzentos prisioneiros eram submetidos à câmara de pressão, numa experiência que haveria de eliminar mais de oitenta criaturas de Deus.
     Não obstante a época, longe da cenografia real de uma guerra fraticida na Europa, na terra do cinema o grande acontecimento que levaria multidão ao majestoso teatro e à ocupação dos 1500 lugares, na exibição de um filme que arrecadaria mais de 255.000 dólares ao longo de apenas dez semanas. Mas, “Casablanca” teria igual lançamento em janeiro do ano seguinte, para aproveitar a Conferência de Csablanca, uma reunião de alto nível representada pelos governos Churchill e Roosevelt.
     Anos depois, aqui em nosso mundo Brasil, paraibano, santarritense eu testemunharia o relançamento dessa grande obra com os olhos maravilhados de criança já contaminada pela Arte Sétima, num dos cinemas do meu pai. Um espetáculo que cinéfilos viram à época deveras deslumbrados não apenas em razão do filme “Casablanca”, mas pelas multidões que buscavam o cinema e suas bilheterias, que nesse dia houve de se multiplicar.
     Seguidor que tenho sido da trajetória dessa grande obra não poderia deixar de hoje registrar a efeméride cinematográfica e hollywoodiana de “Casablanca”, nesses seus 70 anos. Filme que conseguiu ratificar para o mundo, o verdadeiro glamour de uma das mais poderosas indústrias do Cinema de todos os tempos.
     De “Casablanca” e desse tempo que passou, para nós ficam recordações e também “motivo de uma grande amizade”; tudo isso embalado por sua indelével canção: As Time Goes By...
     Mais “coisas de cinema” no blog:            
     www.alexsantospb.blogspot.com.br

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: