sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Por um cinema simplesmente digital

Pelo fato de sua recente publicação no jornal A União, abro espaço ao artigo do meu próprio filho Alexandre, especialista que é nas questões das Ciências Informáticas.
Tenho-o acompanhado, no seu trato ainda com as experiências relacionadas à Imagem Digital, o que o credencia em sua afinidade também com o próprio Cinema. Portanto, eis o vínculo...

Os Modelos de Conteúdo e os Elementos da HTML5

Por: Alexandre Menezes Cavalcanti *

A primeira especificação da HTML5 foi publicada pelo W3C em 22 de janeiro de 2008. Entretanto, a XHTML seria mantida obedecendo às mudanças causadas na HTML. Em 2009, o grupo que cuidava especificamente da XHTML2 foi descontinuado. A HTML5 passaria a ser o principal foco.

Elementos HTML são estruturas semânticas que dão forma aos documentos, são compostos de tag, conteúdo e podem ser caracterizados através de atributos. Tags são códigos que demarcam o início e, quando for necessário, o fim de um elemento. Os atributos também são códigos inseridos no corpo das tags, que servem para definir algumas propriedades de um elemento HMTL. A estrutura completa de um elemento HTML pode ser exemplificada pelo código abaixo:

< p id=”frase” >A HTML5 revolucionou a web.< /p >

No código acima, temos um elemento HTML que demarca um parágrafo no documento. Sua estrutura possui a abertura da tag (<), um atributo (id) que identifica o elemento com o nome “frase”, o sinal (>) encerrando a tag de abertura, a frase “A HTML5 revolucionou a web.” como conteúdo do elemento e a tag de fechamento composta por um sinal de menor que (<), uma barra (/), o código referente ao elemento e um sinal de maior que (>).

A internet mudou muito desde que a HTML 4.01 foi reconhecido como um padrão oficial. Hoje em dia, alguns elementos da HTML 4.01 se tornaram obsoletos, alguns nunca são usados e outros não são utilizados da forma que deveriam ser. Esses elementos foram apagados ou modificados na especificação da HTML5. Além disso, a internet de hoje tem novas necessidades, o que fez com que os desenvolvedores da nova versão da HTML incluíssem novos elementos a fim de se ter uma melhor estrutura, desenho, tratamento de forma e conteúdo de mídia.

Na HTML5, cada elemento está associado a um Modelo de Conteúdo que é uma forma de agrupar os elementos em categorias de acordo com o conteúdo que se espera ser inserido em cada um deles. Cada categoria descreve o tipo de conteúdo e são divididas em: Metadados; Fluxo; Seção; Cabeçalhos; Frase; Incorporação; Interativo.

Alguns elementos podem se enquadrar em mais de uma categoria enquanto outros, por terem necessidades específicas, não se encaixam em nenhuma categoria particular. Exemplo disso são os elementos de formulários, que além de pertencerem a mais de uma categoria, têm sua categoria específica que pode ser denominada Formulário.

*) Pós-graduando em Ciências da Computação, com Diploma de Inglês reconhecido pela Universidade de Cambridge - PET (Preliminary english test). Experiência em Informática: Domínio de Windows, das ferramentas do Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint), Adobe Flash, Adobe Photoshop, Adobe Première (Edição de Som e Imagens), Intranet e Desenvolvimento de Sistemas para WEB (PHP + MYSQL). Domínio sobre área que abrange hospedagem de sites para internet, além de gerenciamento de servidores web. Domínio de hardware (montagem e manutenção).

Nenhum comentário: