segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Setembro 17 de 1914 – “Amarcord”

     Em Santa Rita-PB, um mundo mágico construído pelo meu Pai   
   Esta manhã, diferentemente de tantas outras do nosso conturbado quotidiano, acordei com um motivo a ser novamente lembrado. Motivo singular, que a cada ano se repete e tem se somado às manhãs de tantos outros 17 de setembro de minhas memórias. Data que transcende ao mero registro cronológico de tempo, fazendo-se expressiva não só a mim, mas aos membros de minha família.


    Não bastasse a tal lembrança, logo cedo recebo um telefonema emocionado, justamente de quem, tanto quanto eu viveu sob a orientação daquele que, durante todos esses anos, ainda continua sendo o mentor das nossas mais profundas e virtuais emoções. Ligara-me para dizer, simplesmente:

– Alô, é Alex?

– Sim!... (respondo eu, ainda sem saber quem está do outro lado da linha).

– Hoje é o dia!... (exclama o meu interlocutor com a voz embargada de sentimentos).

    O amigo Rubens, com quem vivi minha adolescência de cinema, em Santa Rita, jamais deixou passar em branco a data que hoje celebramos cheios de orgulho e saudades. Completaria hoje (17 de setembro de 2012) noventa e oito anos, o meu Pai, SEVERINO ALEXANDRE DOS SANTOS, um pioneiro do “cinema mudo”, estoico arquiteto e construtor de seus próprios cinemas na cidade e distritos de Santa Rita.

    O amigo Rubens, a exemplo de outros garotos de sua idade, outrora presentes na portaria de nossos cinemas, negociando revistinhas de super-heróis em quadrinhos, começara sua vida cinematográfica, de fato, com a ajuda do meu pai – “Seu Severino do Cinema”. Daí sua sentida gratidão até hoje, quando celebramos as datas de nascimento e de passagem do nosso mais querido patrono.

    Obrigado, amigo Rubens, pela emocionada lembrança do nosso timoneiro e de tantas e tantas “aventuras cinematográficas”. Que o écran luminoso de nossos ruidosos projetores do passado, que tanto construiu as boas memórias que hoje vivemos, continue sempre a projetar as imagens de uma aventura virtual e mágica, que soubemos verdadeiramente cultuar.

ALEX SANTOS – Da Academia Paraibana de Cinema, jornalista e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br


Nenhum comentário: