quarta-feira, 8 de agosto de 2012

V FESTCINE DO SEMIÁRIDO ABRE INSCRIÇÕES

Já estão abertas as inscrições para a 5a versão do FestCine Digital do Semiárido.

O festival será realizado em quatro Estados do Nordeste (Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco), nos meses de outubro e início de novembro, em cidades que integram o semiárido. Seu objetivo exclusivo é exibir filmes focados na temática desta região. O Festival, em realidade, tem sido o porta-voz de um dos segmentos de maior expressão cultural/artística do Nordeste brasileiro: o Audiovisual.
Poderão se inscrever obras videográficas entre 5 e 15 minutos, desde que apresentadas em mídia (DVD), sem restrições de gêneros. As dezenas de obras exibidas, (e que são analisadas, discutidas e selecionadas pelos espectadores e utilizadas em oficinas durante os festivais) vêm permitindo aumentar de forma significativa a autoestima de centenas de nordestinos que, utilizando os ilimitados recursos digitais, procuram mostrar sua realidade, seus mitos e símbolos, as belezas e contrastes de suas paisagens.
Segundo o Regulamento do certame, o festival terá duas sessões especificas, uma para exibição pública de documentários e outra para ficção. A escolha das duas obras (um documentário e uma ficção) a serem premiadas será feita ao final de cada exibição, pelos espectadores das cidades onde se realizam as sessões, através de voto escrito.
Os filmes escolhidos receberão os Troféus “Walfredo Rodriguez de Melhor Documentário” e “Machado Bittencourt de Melhor Ficção”. Serão concedidos também prêmios especiais a serem divulgados posteriormente. A entrega das premiações será no dia 28 de dezembro, Dia Mundial do Cinema, em local a ser amplamente anunciado. As inscrições já podem ser feitas, previamente, através do site do certame: http://www.festcinesemiarido.com.br.
As obras concorrentes devem se enviadas até o dia 20 de setembro de 2012, para o seguinte endereço: WILLS LEAL (Coordenador Geral) Avenida Cabo Branco, no 4560, João Pessoa, Paraíba, CEP 58045-010.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: