sábado, 8 de outubro de 2011

IV FestCine do Semiárido divulga selecionados














Uma comissão formada por membros da Organização do IV FESTCINE DIGITAL DO SEMIÁRIDO, da Empresa AS Produções Cinema e Vídeo, promotora do certame, da Academia Paraibana de Cinema e de mais duas instituições culturais do Estado, concluiu neste final de semana a seleção final dos vídeos que vão participar da mostra competitiva e da programação do certame, que terá exibições públicas e gratuitas em quatro Estados do Nordeste – Paraíba, Pernambuco, Cerará e Rio Grande do Norte. O patrocinio do BNB - Banco do Nordeste do Brasil.
Dentre o grande número de inscritos, que este superou as expectativas da organização do festival, dez foram classificados e passarão agora pela votação do público assistente durante as sessões, que acontecerão nas cidades interioranas dos quatro estados acima relacionados. As melhores obras representativas da região do Semiárido nordestino, também ganharão prêmios e troféus, no final do ano, dentro da programação do Dia Mundial do Cinema (28 de dezembro) promovido pela Academia Paraibana de Cinema, na Sala Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Joao Pessoa.
Os vídeos selecionados, segundo informou a Comissão Oficial do certame, constam de 5 (cinco) Documentários e 5 (cinco) Ficções. São 10 (dez) obras ao todo, que vão fazer parte de toda a programação itinerante do IV FesCine Digital do Semiárido. Os selecionados são:

MÓDULO I – FICÇÃO

“FOLHAS” – De Deleon Souto (15 minutos). Sinopse: Um segredo envolve a vida de Rafael. O menino vive conflitos familiares e seus mistérios são revividos em meio às folhas de uma árvore também misteriosa.

“DESASSOSSEGO” – De Marco Di Aurélio (14 minutos) Sinopse: Rodado no Lajedo do Pai Mateus, região do Cariri paraibano, sem uso de palavras o filme provoca um olhar na distância que separa o Homem e a Máquina.

“ANTONIHA” – De Laércio Ferreira Filho (15 minutos). Sinopse: Versa sobre as angústias de um coronel sertanejo envolvido com problemas da “seca verde” a as inesperadas situações de uma astuciosa e bela jovem.

“MAIS DENSO QUE SANGUE”–De Iam Abé (15 minutos) Sinopse: Tendo como local as cercanias da “Roliude Nordestina”, o vídeo trata dos ritos religiosos de uma cidadezinha e o poder do “colt” como acerto de vida.

“O HOSPEDE” – De Anaçã Agra e Ramon Porto (15 minutos) Sinopse: Na típica pousada de uma cidadezinha do interior nordestino, um estranho hospede provoca muitas indagações sobre sua enigmática presença.

MÓDULO II – DOCUMENTARIO

“PALMEIRA DO SERTÃO” – De Durval Leal (5 minutos). Sinopse: Historia do dia-a-dia de Chico Miguel, que desde criança trabalha na exploração comercial da Carnaúba. Poesia e otimismo numa exploração consentida.

“CINE ZÉ SOZINHO” – De Adriano Lima (15 minutos) Sinopse: Relato sobre “Zé Sozinho”, amante da Sétima Arte, conhecido “passador de filmes” nas pequenas cidades do interior do Nordeste. Vida contada em depoimentos.

“TRAVESSIA” – De Kennel Rógis (14 minutos). Sinopse: De forma poética, o vídeo mostra a saga cotidiana de Dona Tereza, Zé Nilton e Jackeline Batista, do sitio Campinada, na travessia pelas ‘aguas do velho Coremas.

“MATO ALTO: PEDRA POR PEDRA”– De Arthur Leite (15 minutos) Sinopse: Estória do sonho de um homem erguido, pedra por pedra, no sertão alto do Ceará. Narra sobre “as ruinas de um tempo e de uma saga familiar”.

“NA CABEÇA DO POVO” – De Helena Maria Pereira (15 minutos) Sinopse: Trajetória de vida, saga e imaginário social sobre o famoso cangaceiro Chico Pereira e a morte de seu pai nos sertões nordestinos.


ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: