terça-feira, 4 de agosto de 2009

“PARAHYBA”: Um feito de saga, resistência e conquistas

Nos velhos tempos da efeméride do Quarto Centenário da Parahyba – e lá se vão um quarto de século –, eu e o historiador José Octávio de Arruda Mello nos empenhamos numa jornada, que seria a de relembrar fatos, sagas e dar maior ênfase à História do povo paraibano. A trajetória foi longa... Percorremos a Paraíba do Litoral ao Sertão, levando a informação histórica às escolas, professores e alunos de todo o Estado.

Mais do que uma simples experiência cigana, acadêmica, fizemos também o papel de guardião e preconizador dos nossos próprios valores culturais e artísticos: Lançamos livros de autores paraibanos, promovemos encontros em escolas e setores organizados da sociedade nas diversas cidades, mais ainda, fizemos do Cinema o carro-chefe dessa jornada, a partir das exibições do Documentário “Parahyba”, um dos ícones da nossa doméstica cinematografia.

Não terá sido em vão esse esforço. Porquanto vimos brilhar diferentemente os olhos dos quantos nos assistiram, despertados de uma espécie de letargia muitas vezes por desconhecimento da nossa historiografia, fato até então cultuado nos bancos acadêmicos do nosso alunado. Deficiência curricular sobre a História da Paraíba, hoje, quiçá, já não tão acentuada como antes.

Pois bem, como naqueles velhos tempos de efemérides culturais, eu e o historiador José Octávio de Arruda Mello, mais uma vez, vimo-nos portadores dessa informação histórica. Ele, como sempre, trazendo à tona novas reflexões através do seu mais recente lançamento historiográfico sobre sagas, resistências e conquistas do povo nordestino; eu, também, trazendo as imagens de uma região brasileira que tem sabido se impor em razão da sua própria importância social, cultural e religiosa.

Nesta quarta-feira 05 de agosto, data emblemática para o nosso Estado, a secular Mamanguape celebra os 424 anos de nossa História. O Centro de Cultura daquela importante cidade, um dos entrepostos comerciais e adentramentos de invasores do além-mar, em tempos de Colonização da Parahyba, relembrará o grande feito com palestras, lançamento de livros e a exibição do Documentário “Parahyba”.

ALEX SANTOS – da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: