quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Memorial do Cinema Paraibano - I

As entidades mais representativas da cultura cinematográfica e do seu meio produtivo, na Paraíba, firmaram um Protocolo de Intenções em dezembro de 2007, durante a realização do III FesAruanda. O objetivo desse protocolo foi o de gerar soluções para alguns problemas que envolvem o cinema paraibano, dentre os quais a preservação dos nossos acervos materiais e imateriais.

Sob aspiração de um grupo mais comprometido com a atividade cinematográfica no nosso Estado, tendo à frente a Academia Paraibana de Cinema, essas pretensões estão de volta e se corporificando, na medida em que um projeto está sendo agora implementado para a criação, implantação e manutenção do Memorial do Cinema Paraibano. Uma antiga aspiração dos que tratam a Sétima Arte como um dos segmentos mais importantes da nossa Cultura.

O Governo do Estado, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, Unipê, ABD-PB, que, à época, subscreveram o Protocolo, estão sendo novamente contatados sobre o assunto, pela Academia Paraibana de Cinema. O IPHAN, cuja política de preservação tem repercutido bastante nos últimos tempos, está examinando também o Projeto do Memorial do Cinema Paraibano.

O Protocolo, anteriormente assinado por todos os organismos acima citados, traz algumas propostas geradoras de soluções para o nosso cinema. Entre as quais, implantar o Memorial em local apropriado às suas reais funções – servir como centro de pesquisa cinematográfica e de apoio às produções aqui realizadas; Adquirir, manter e preservar todos os acervos iconográficos, literários e fílmicos, que se destinarão ao conhecimento público.

Em recente reunião dos membros da Academia Paraibana de Cinema, realizada no Cine Mirabeau, e que atualmente compõem o grupo de trabalho do Projeto Memorial, ficou acordado que o novo projeto deve conjugar a participação efetiva das entidades paraibanas representativas, acima citadas, de modo célere, como exige a tarefa da preservação dos materiais cinematográficos, mídias sensíveis e perecíveis às ações do tempo.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: