terça-feira, 12 de maio de 2009

Feedback a um velho amigo de cinema


Sempre me foi gratificante interagir com um amigo influente, que milita o mesmo espaço que eu, nessa estória toda de cinema paraibano. Já pela segunda vez, desde que nos puseram “imortais”, recebo mensagens do amigo Romero Azevedo, de Campina Grande. Tanto quanto eu, homem do eito das redações de jornais, do rádio e da televisão, sempre buscando dar o melhor que temos ao re/conhecimento do nosso “cinema de província”.

Pois bem, esta semana – via minha coluna no site ancomarcio.com – recebi mais uma mensagem do amigo Romero. Dessa vez, com toda razão, cobrando-me algo que não depende só de mim, mas da Diretoria da APC. Entidade que vem tendo o cuidado possível na divulgação das nossas “potencialidades cinematográficas”, amplamente reconhecidas, mais uma vez, por entidades e representações presentes ao recente Cineport.

Eis a mensagem do Romero: “Caro Alex, tudo bem? Me surpreendeu no quadro de atividades dos membros da nossa APC a ausência do meu trabalho na TV Itararé/Cultura (emissora de alcance estadual, aí em J. Pessoa é o canal 45) conforme havia lhe comunicado. Peço ao colega que coloque essa informação na edição digital (já que na impressa é impossível) pois do jeito que está passa a falsa impressão que estou aposentado cuidando apenas da parte social da entidade.

Devo acrescentar também que leciono no curso de graduação em Arte e Mídia da UFCG as disciplinas "Introdução ao Cinema", "Cinema Brasileiro" e "Análise Crítica do Filme Cinematográfico". Também escrevo coluna mensal no jornal A Margem (número 12 já circulando), único do estado totalmente sobre Cinema. A parte isso, integro juntamente com Rômulo a comissão que escolhe o melhor filme paraibano e o melhor filme nacional que merecem o troféu "Rômulo e Romero Azevêdo de Cinema", instituído em 2008 pelo COMUNICURTAS - O Festival de Cinema de Campina Grande (próxima edição em agosto).

Devo dizer ainda que, em agosto último, defendi dissertação no mestrado em Literatura e Interculturalidade (UFPE-UEPB) com o tema "Um trânsito naturalista: da literatura ao cinema brasileiro". Por enquanto é isso. Um forte abraço e agradeço antecipadamente a devida correção.”

Ipso facto, amigo Romero, dei o seu recado e o fiz publica e antecipadamente, através do meu próprio blog (http://www.alexsantospb.blogspot.com). Espero tê-lo atendido. Quanto à “devida correção” solicitada pelo amigo, agora é só esperar pelo próximo Informe da APC.

ALEX SANTOS – MS em Comunicação Social pela UnB/DF, cineasta e membro da Academia Paraibana de Cinema. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br /

Nenhum comentário: