sábado, 9 de maio de 2009

Academia Paraibana de Cinema já tem novo Informe

Já no site da Academia Paraibana de Cinema, a versão eletrônica do Informe APC. Circulando também na sua versão impressa e a cores, o atual boletim prima pela informação rápida, porém precisa e atualizada, com as mesmas características e designs do anterior, num trabalho de arte e editorial da empresa AS Produções.

A manchete principal traz referência ao compromisso do atual Sub-Secretário de Cultura do Estado, artista plástico Flávio Tavares, com a atual situação dos nossos acervos de cinema. Acervos sobre os quais já falamos aqui, notadamente, aqueles cuja situação não é das melhores, em razão do desprezo e da falta de cuidados especiais – preservação, localização, utilização, etc.

Para Flávio, no seu discurso de abertura da exposição sobre Machado Bitencourt, na Funesc, promovida pela Academia de Cinema, dias atrás, há uma preocupação muito grande da parte dele pelos acervos atualmente existentes na Paraíba. Principalmente os de cinema, que ele considera dos mais importantes. E fez ressalvas, inclusive, ao acervo do Cinema Educativo da Paraíba, que parece não mais existir, e o da Cinética de Campina Grande.

Sobre o da Cinética, que se encontra sob a guarda da viúva de Machado Bitencourt, e por se encontrar já no Espaço Cultural José Lins do Rego, embora em local não bem apropriado, o Sub-Secretário pretende “rever essa situação”. Com relação ao acervo do antigo Cinema Educativo, de João Córdula, cuja memória foi lembrada, o próprio Flávio Tavares disse não mais acreditar na sua existência. “Mesmo assim, faremos tudo para restaurá-lo”, disse.

O novo Informe traz também outras matérias de interesse, entre elas, a reunião do IPHAEP, entre o presidente da instituição, Damião Ramos, e a Diretoria da APC, sobre os preparativos da Revista da Academia, que deve ser lançada nos próximos dias. Outro destaque é para as “Atividades dos Acadêmicos”, coluna que destaca o que está sendo realizado sobre cinema, pelos atuais membros da Academia.

Em férias em João Pessoa, o ator José Dumont foi homenageado pela Academia, ao receber o Diploma de Sócio Benemérito, solenidade acontecida durante a realização do Cineport. O mesmo ocorreu com a atriz Marcélia Cartaxo, também na abertura do Festival de Cinema de Países da Língua Portuguesa, que termina neste domingo 10 de maio. A página da APC é só lincar: www.academiaparaibanadecinema.com.br

ALEX SANTOS – professor, cineasta e membro da Academia de Cinema.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@academiaparaibanadecinema.com.br

Nenhum comentário: