sexta-feira, 6 de março de 2009

ACP homenageia Nelson Pereira e Flávio Tavares



O cineasta Nelson Pereira dos Santos, que esteve recentemente em João Pessoa, vivenciou dois momentos importantes junto à Academia Paraibana de Cinema. O primeiro foi no Auditório da Reitoria da UFPB, quando da abertura das celebrações dos trinta anos do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC), numa iniciativa do acadêmico João de Lima, diretor do núcleo de cinema universitário.

Naquela ocasião esteve presente a Diretoria do APC, representada pelos acadêmicos Wills Leal, Alex Santos e José Bezerra, além de outros integrantes da Academia. Foi exibido o clássico filme “Vidas Secas” de Nelson Pereira, a sessão foi seguida de um amplo debate. Um número considerável de pessoas superlotou o auditório, prestigiando assim a vinda do grande cineasta brasileiro à Paraíba.

O segundo momento de Nelson Pereira junto à APC foi na Academia Paraibana de Letras. Ali lhe foi outorgado o Título de Sócio Benemérito da Academia Paraibana de Cinema, pelo que agradeceu sensibilizado. Oportunidade em que o cineasta carioca fez parte de uma concorrida mesa de discussão sobre a problemática do cinema nacional e da Cultura em geral visto ser o próprio Nelson membro da Academia Brasileira de Letras.

Quanto ao artista plástico (hoje Secretário de Governo do Estado) Flávio Tavares, a Academia Paraibana de Cinema realizou na sexta-feira 13 de fevereiro um encontro de confraternização. As atividades aconteceram na residência do acadêmico José Bezerra Filho, numa verdadeira noite de Artes. Na ocasião foi entregue ao pintor Flávio Tavares – autor da logomarca da Academia - o diploma de Sócio Benemérito da entidade cinematográfica paraibana.

Foram exibidos documentários das Solenidades de Inauguração da APC, no Hotel Tambaú, em fins de dezembro passado, além de “Caminhada de um escravo da arte” de José Bezerra Filho, “Os carnavais do Clube Cabo Branco nos anos 50 e 60” de Damásio Franca, além de um “pot-pourri” das chanchadas carnavalescas da Atlântida, brindando assim o período de Momo. A noitada terminou com uma forte dose etílica e confraternização.

ALEX SANTOS – da Academia Paraibana de Cinema.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@academiaparaibanadecinema.com.br
contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: