terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“A NINHADA”


Será lançado nesta sexta-feira (03), às 10h00, na ADUFPB/UFPB, a mais nova realização da AS Produções Cinema e Vídeo, a mesma empresa que produziu o premiado média-metragem “Antomarchi”, no ano passado.


Baseado em conto do genealogista Nivalson Miranda (que atua como narrador no filme), “A NINHADA” é um curta-metragem de 10 minutos de duração, gravado na zona rural da cidade de Serra Branca, interior paraibano. O vídeo, que tem um apelo ecológico importante, conta a estória de uma família da região do Cariri, que mora na propriedade de um coronel e “capitão do mato” (Simplício Clemente), que ordena ao seu morador a queima da capoeira para a plantação de lavouras.

Realizado pela ASPROD e com apoio da ADUFPB e CCHLA, o vídeo traz uma mensagem de preocupação ecológica através da visão de um menino de 11 anos (Jaiane), interpretado por um garoto da própria região de Serra Branca, e o pai dele (Seu Biu) interpretado pelo ator Ricardo Moreira. O mesmo que protagonizou “Antomarchi”, filme também realizado pela AS Produções, ganhador do Prêmio de Melhor Média-Metragem de Ficção 2011 da Academia Paraibana de Cinema.

“A NINHADA” tem importância singular, ainda, por ter sido um vídeo realizado como Extensão do Curso de Comunicação Social da UFPB, através do Departamento de Mídias Digitais, sob a orientação do professor Alex Santos, que leciona as disciplinas Direção de TV e Fotografia. O também professor José Nilton da Silva fez a Fotografia de Still. O trabalho teve caráter de extensão do curso e teve na monitoria a participação dos alunos Marcelo Quixaba (Câmera e Fotografia) e de Joelma Cavalcanti Albuquerque na Assistência de Produção.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: