segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Semiárido nordestino é tema de festival

















O IV FestCine Digital do Semiárido será realizado no próximo mês de outubro em quatro Estados do Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará), estendendo-se até o começo de novembro deste ano. A exemplo das três versões anteriores (2008 a 2010), o FestCine tem por objetivo selecionar e apresentar publicamente vídeos em suporte digital focados exclusivamente na temática do semiárido nordestino. Todas as obras são exibidas em mídia DVD, com duração máxima de 15 minutos.
Repetindo o sucesso do ano passado, inscreveu-se um grande número de vídeos. Os concorrentes não têm limitações quanto aos gêneros, podendo ser de caráter documental, ficcional, animação, videoclipe e experimental. As obras inscritas e selecionadas serão exibidas em dias determinados pela coordenação, em cada cidade onde se realiza o certame. O Festival é uma realização da Empresa AS Produções Cinema e Vídeo, com apoio decisivo da Academia Paraibana de Cinema e patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.
Diversos cenários de possibilidades técnicas e de criação na área do audiovisual têm se confirmado, com a realização do FestCine Digital do Semiárido. Trata-se de um esforço da iniciativa privada, com apoio de instituições oficiais, a exemplo do Instituto do Semiárido, Universidades paraibanas e o Sebrae. O festival tem ensejado um positivo diálogo entre as mais diversas camadas sociais, tendo como referência os múltiplos problemas regionais. O projeto se encaixa, em todos os aspectos, nas linhas de investimentos e prioridades oferecidas pelo BNB, notadamente no atendimento aos municípios mais carentes, como os que vão sediar o evento, no que se refere à criação artística e mão de obra especializada.
A escolha dos filmes inscritos é feita em pré-seleção por uma comissão representativa de órgãos de imprensa e da Academia Paraibana de Cinema. Posteriormente, complementada pelo público, em votação nos locais das exibições e por computadores. A premiação é feita sempre no final do ano, no Dia Mundial do Cinema, na sede da APC no Espaço Cultural José Lins do Rego. Os vencedores receberão os seguintes troféus: Walfredo Rodriguez, João Córdula e Machado Bittencourt.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: