sexta-feira, 10 de junho de 2011

A cinematografia digital em novos tempos





Costuma-se afirmar que a maior virtude da indústria japonesa de eletro-eletrônicos é diminuir o tamanho e peso dos equipamentos, dando-lhes mais potencialidade e qualidade. Afirmação que tem um certo cunho de verdade, porquanto existir sempre naquela indústria de olhinhos puxados uma preocupação cada vez maior (e sempre demonstrada, tecnicamente) com o que se pode ter de melhor, notadamente no campo da digitalização de imagens e sons.

No mês passado, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Sony mostrou o seu mais recente brinquedinho eletrônico. Será a versão final da câmera Sony CineAlta 4K, que permitirá, finalmente, impulsionar a indústria de produção digital e todas as áreas de aplicação de apresentação, tal como a publicidade e sinalização digital, que há muito dispõem de displays e projetores com mais de 4000 linhas de resolução vertical. E, segundo a própria Sony, as surpresas não vão parar...

– Há algum tempo vimos usando equipamentos da Sony, acompanhando sua evolução tecnológica não só para fins profissionais, mas, também, com a curiosidade que devemos ter, principalmente de quem milita na área da produção audiovisual. Diz Alexandre Menezes, diretor da empresa paraibana AS Produções, afirmando: Recentemente estivemos em Paris (foto), para as gravações de um novo filme, utilizando equipamento também portátil, em HDV, de igual marca da Sony. A intenção da nossa empresa é continuar o sucesso de qualidade de imagem, que tivemos com “Antomarchi”, primeiro trabalho finalizado em Blu-Ray, na Paraíba.

Alguns informes já foram divulgados sobre a nova câmera da Sony. A exemplo de um sensor que vai gerar um sinal RAW, num espaço de cor com resolução 16-bit e amostragem 16:8:8. Isso vai permitir abranger, segundo especialistas, um espectro de cores superior ao de qualquer câmera digital. A câmera Sony 4K poderá gravar de 1 à 72 frames por segundo, com ramping, existindo um modo rápido de até 120 fps, que não compromete a resolução de 4K, uma vez que, constantemente se explora apenas uma parte da informação total do sensor 8K.

ALEX SANTOS é jornalista, cineasta e membro da Academia Paraibana de Cinema. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: