sábado, 22 de janeiro de 2011

APC: Memorial do cinema paraibano deverá ser realidade




As entidades mais representativas da cultura cinematográfica e do seu meio produtivo, na Paraíba, firmaram um Protocolo de Intenções, durante a realização do III Aruanda Fest. O objetivo desse protocolo foi o de gerar soluções para minimizar algumas questões que envolvem o nosso cinema, dentre as quais a preservação dos seus acervos materiais e imateriais.

Este foi o registro que fiz há algum tempo, nesta mesma coluna, sobre uma medida que deveria por fim (infelizmente, isso ainda não aconteceu) ao mais grave problema que o nosso Cinema enfrenta até hoje e que vem se arrastando havia anos: o de não se tomar providências urgentes para a preservação do seu patrimônio, numa ação desburocratizada e verdadeira, que não só demande iniciativa, apenas, dos Poderes Públicos, em suas três esferas.

Denunciei naquele momento o estado de calamidade em que se encontrava o Acervo Machado Bittencourt, e recentemente tivemos mais uma vez o desabafo da própria família sobre perdas irreparáveis daquele acervo, quando de recente atividade da Academia Paraibana de Cinema no Espaço Cultural. Situação essa que já está se tornando parte do anedotário do nosso meio cinematográfico.

Esta semana, em reunião que tive com o presidente da APC, Wills Leal, para tratar de assuntos ligados à sua coordenação no Fest-Cine Digital do Semiárido, recentemente realizado em quatro estados do Nordeste pela AS Produções Cinema e Vídeo, com apoio do BNB, ele demonstrava certo desconforto com a situação dos nossos acervos. Declinou uma série de medidas a serem novamente adotadas, agora através da APC, inclusive, junto ao Governo Federal.

O Governo do Estado, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, Unipê, ABD-PB, que subscreveram em 2007 o Protocolo vão ser novamente contatados sobre o assunto, agora pela Academia Paraibana de Cinema. Ações efetivas serão propostas e reexaminadas, inclusive através projetos juntos às entidades federais, para que o Memorial do Cinema Paraibano possa ser de fato uma realidade. Vamos aguardar, então.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / asprod.mail@gmail.com /

Nenhum comentário: