sexta-feira, 6 de agosto de 2010

APC LANÇA "ANTOMARCHI" NA FUNESC DIA 17















"ANTOMARCHI" - O personagem e o solar

ANTOMARCHI”, que está sendo considerada a primeira produção áudio-visual originalmente finalizada em Blu-Ray, na Paraíba, terá sua “avant-première” nessa terça-feira, dia 17, às 20h00, na Sala Digital de Cinema do Espaço Cultural José Lins do Rego. O filme, média-metragem do gênero ficção, a partir dos contos de Mirabeau e Suely Cavalcanti Dias, tem 36 minutos de duração, em high-difiniton, com fotografia de Alexandre Menezes, que vem sendo bastante elogiado por seu profissionalismo.

Após um longo período de gravações, que durou nada menos de oito meses, interna e externamente, pudemos concluir a Produção. Desse esforço restaram-nos mais de duas horas de imagens gravadas em high-definition. Mais complicado, ainda, porque nos deparamos com uma narrativa construída a partir de um texto marcadamente intimista, mas intrigante, povoado de personagens sisudos, misteriosos, como foi o caso desse média-metragem, inicialmente pensado para ser um “curta”. O desafio foi contar uma estória em três épocas (final dos anos 40, início de 60 e época de hoje), com ambientes cenográficos pertinentes e figuras que se cruzam o tempo todo, formatando links existenciais entre elas, vivenciados numa espécie de curva do tempo ou, como diria o autor, “nas dobras de um fractal”.

A escolha para atuarem nessa enigmática e curiosa construção dramática, com personagens que “falassem”, apenas, com a sisudez e o seu próprio ritmo, na cena, vez que optamos por não abusar do discurso falado direto, habitual, foi um dos nossos grandes desafios. Mais ainda, porque optamos por atores não-profissionais para fazê-lo. Entendíamos nós da Produção do filme, especialmente, após longas discussões sobre o assunto, que o fato de uma nova cara na atuação, de certa maneira, haveria de nos livrar de alguns incômodos estereótipos. Assim aconteceu.

Entre tantas idas e vindas, do então volume de material gravado, em que a Capital parahybana faz-se, igualmente, protagonista da estória, criamos um filme de média-metragem, também, com sabor de História do nosso tempo. Resultado, preconizado está a constatação de alguns valores que conseguem pensar e escrever a vida de forma incomum. Uma opção videomaker diferenciada sobre um universo metafórico, intrigante, intimista e até místico, sobre as múltiplas esquinas da vida, seus mirantes dos dias; um misto de enigmas e viajores do tempo.


Sinopse

Há anos vivendo fora do Brasil, hoje professor aposentado ele decide resgatar pessoalmente os bens de família havia muito deixados na cidade em que nascera. O retorno de Antomarchi (Ricardo Moreira) o faz lembrar-se dos primeiros anos de sua infância e da adolescência cheia de musicalidade e fantasias. Tempos dos antigos cinemas e filmes memoráveis, personagens de revistas em quadrinhos e do colégio onde estudou. Tudo agora é lembrado no seu breve trajeto pela cidade. Mudanças marcantes aconteceram na urbe, desde sua partida para a França. Hoje, ele alimenta uma nostálgica visão do passado. O contato mais sensível de Antomarchi será com o velho sobrado onde residiu quando criança. Imagem que guardara com carinho durantes anos. Ao adentrar o sombrio casarão, revive a presença de seus antepassados, os caminhos matinais da escola, as alegres tocatas de oboé e situações dante jamais sentidas. É um reencontro consigo mesmo. No interior do antigo solar, entre estantes e livros, antigas fotos desbotadas de família, um velho piano negro empoeirado de notas dissonantes e os “fantasmas” de toda uma vida...

Época da ação

A estória, que tem início no final da primeira década do século XXI, obedece a uma diversificada cronologia de tempo: Resgata o início dos anos sessenta, época doirada do personagem quando criança; posteriormente, retroage ao final dos anos 40, resgatando através da música do menino algumas figuras ancestrais, simbolicamente curiosas e familiares, culminando sua trajetória à época atual.

Ficha Técnica

ANTOMARCHI” dos Contos de Mirabeau Dias e Suely Cavalcanti Dias – Com o ator Ricardo Moreira, apresentando Joelma Cavalcanti e Danrley Natan – Produção: ASProd e MDias - Roteiro e Direção de Alex Santos e Assistente Manoel Jaime - Fotografia e Câmera: Alexandre Menezes (ASP) - Música: Léo Duarte e Vângelis. Filme COR, 36 minutos, originalmente realizado em HD para Blu-Ray pela Empresa AS Produções Cinema e Vídeo/maio/2010.

(Notas (in copydesc) para simples divulgação nas diversas mídias, sob responsabilidade de ASPROD.com.br )

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br


Nenhum comentário: