domingo, 23 de maio de 2010

O Cinema no tapete vermelho

Javier Bardem e
Juliette Binoche
Prêmios: Melhor
Ator e Atriz.




Na sua essência, além do que possa representar como a Arte maior do entretenimento, o Cinema sempre foi uma atividade destinada ao tapete vermelho. “Glamour” na forma mais expressiva do termo. Não só por ser uma indústria poderosa, política e economicamente poderosa, mas pela forma como manipula os elementos da sua informação. Quer seja no trato da imagem, segmento primeiro da sua natureza artística, ou mesmo do som.

Polarizando o discurso sobre o cinema, dois acontecimentos importantes vêm de acontecer esta semana: o 630 Festival de Cannes, tradicional vitrine universal da Sétima Arte, concluído no litoral francês, com a premiação de estrelas consagradas como a talentosa Juliette Binoche, pelo filme "Copie conforme" e Javier Bardem, por "Biutiful", este, um dos preferidos o diretor espanhol Almodóvar.

O segundo evento da semana, o XIII Fenart, proporcionalmente menos glamoroso do que o Festival de Cannes, ainda assim, extremamente importante, especialmente pelo segmento de Cinema, terá seu bom momento nesta segunda-feira (24), com um painel sobre “A Presença da Música Paraibana no Cinema”. A apresentação de músicas especialmente compostas para o nosso cinema, exposição e entrega de Diplomas a músicos paraibanos, pela Academia Paraibana de Cinema, fazem parte do programa, que pode ser visto no próprio site do evento.

Procurando resgatar os tempos áureos do Festival de Arte de Areia, o Festival Nacional de Arte, já na sua décima terceira versão, tem demonstrado ser uma tentativa válida para a Cultura da Paraíba. E o cinema tem tido cadeira cativa nesse evento, revelando valores e atrações, muitas delas reincidentes em qualidade, agregando ainda mais valores internos e externos ao nosso Estado. Parabéns ao Fenart, por mais esta etapa vencida.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: