domingo, 22 de fevereiro de 2009

Repercussão sem maiores semânticas

Anos atrás, um apresentador de televisão imprimiu a máxima “isso... é uma vergonha!”. Jargão que repercutiu no país todo. Do ponto visual da câmera de interesse do seu telespectador e olhando fixo para outra chamada de “câmera da verdade”, o sempre polêmico apresentador externava toda a sua insatisfação sobre coisas que, em sendo “âncora” do telejornalismo, não concordava. Fez prevalecer também discutido senso de brasilidade, segundo muitos, quando assumia a expressão RECORDE; e não “récorde”, como normalmente se usa.

Mas, qual a relação de tudo isso com o cinema? Costumo afirmar que no exercício da Arte e da Cultura, nada é uno ou se esgota em si mesmo. Lembrando Drummond, diria que a “coisa” são sempre duas: ela mesma e o significado dela. Lendo artigo num dos jornais esta semana, de um dos nossos historiadores mais “honorianos” deparei-me com uma sentença curiosa. Por que não dizer, verdadeira: “o importante em um autor não provém da tese que perfila, mas da repercussão que obtém”. Muito correto!

A letra fria impressa no papel revela apenas uma idéia. Um posicionamento, quiçá, um bom motivo à reflexão. O que conta realmente é o entendimento dessa mesma idéia e sua utilidade na vida prática. O exemplo dado acima, do “âncora” e apresentador de TV se nos parece válido enquanto respeitoso ao próprio sentido etimológico da palavra. Jamais importaria a muitos, se RECORDE ou “récorde” represente a mesma coisa ou algo diferentemente extraordinário, e até em detrimento à própria gramática nacional.

Ainda assim, levando-se em conta se determinada expressão seria, igualmente, apenas mais um óbice em tese, de uma tese que pretende corrigir algo (supostamente) errado, e cooptado aos moldes do nosso ilustre historiador, o bom senso nos diz que o mais importante é a repercussão que essa mesma tese poderá obter. Digo isto fundado na questão de que também no cinema e nos audiovisuais há o uso de expressões técnicas mal alocadas à sua própria natureza terminológica, e sobre o que já tive oportunidade de discorrer em outras ocasiões.

Em sendo assim, o “deveser” consiste no uso correto de determinados dogmas ou terminologias, que são próprias de cada área do conhecimento humano e da sua conseqüente difusão. Em “Cinema e Televisão: Uma relação antropofágica” levanto a questão do uso incorreto de expressões técnicas entre os “media”, alimentando a expectativa de que uma simples tese de Mestrado, devidamente fundamentada, possa repercutir e ser entendida sem maiores semânticas nos meios em que for discutida.

ALEX SANTOS – da Academia Paraibana de Cinema
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br contato@academiaparaibanadecinema.com.br

Nenhum comentário: