segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Cavaleiro da Esperança – o filme


De quando em vez somos pegos pela curiosidade de outrem, que nos cobram, de algum modo, conhecermos ou estarmos sempre lembrados de algum filme já esquecido dentro do baú das nossas memórias. Entendo isso como sendo “cobranças amigas”. Não fosse assim, jamais me poria à disposição dos quantos amigos tenho gozado da mais acalantada afinidade.
Na noite deste domingo (01), como sempre rebuscando coisas do “arco da velha”, o meu amigo e historiador José Octávio de Arruda Mello me liga, eufórico, para indagar a respeito de um documentário sobre a vida de Luiz Carlos Prestes – O Cavaleiro da Esperança. Deu-me, apenas, duas pistas: “O Velho”, seria o título do documentário, e Nelson Pereira dos Santos o diretor. Lamento amigo Zé, mas você falhou na segunda pista.
Revendo meus alfarrábios, constato a existência do premiado documentário “O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes”, exibido algumas vezes pela televisão, com uma hora de depoimentos inéditos. O filme é dirigido por Toni Venturi; não por Nelson Pereira. Trata-se da história de um mito e um dos personagens mais perseguidos pela ditadura, no século passado. Polêmico líder do Partido Comunista Brasileiro/PCB (não o PC do B – “cuidado com o do 'B', companheiro!...”), Luiz Carlos Prestes, que faleceu em 1990.
Segundo sua sinopse, o documentário reúne 70 anos de imagens da História do Brasil: a épica marcha de 25 mil quilômetros da Coluna Prestes, nos anos 20, passando pelo dramático romance com Olga Benário até a repressão política da ditadura militar. Depoimentos de jornalistas, figuras influentes, familiares e ex-membros do PCB, além de um raro material de arquivo, formam a mais completa cinebiografia de Prestes, Quixote obstinado que carregou durante toda a sua vida o projeto de um mundo melhor.
O fim da ditadura militar no Brasil tornou possível a realização do filme. História de um mito, de um homem que virou lenda, polêmico líder dos movimentos sociais, por mais de 35 anos. Prestes sustentou ideais hoje aparentemente soterrados pelos escombros do Muro de Berlim. O documentário atravessa setenta anos da conturbada história contemporânea brasileira, trazendo a figura de Prestes emblematizada, também, no trágico desfecho de seu casamento com a judia alemã Olga Benário.
Outros temas são discutidos no filme: a tentativa de revolução comunista de 1935; o golpe militar de 1964; a luta armada e a feroz repressão da ditadura. Trata-se de uma rica teia formada por uma série de depoimentos e por raro material fílmico de arquivo. É a primeira cinebiograia de Prestes, um Quixote obstinado que fez história no Brasil. O documentário foi realizado em 1997, com direção de Toni Venturi e narração do ator Paulo José.

Lembrete ao amigo Zé Octávio: só não encontrei a relação do filme com o Nelson Pereira...

ALEX SANTOS – da Academia Paraibana de Cinema.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@academiaparaibanadecinema.com.br contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: