quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Construtores de écrans e sonhos


Entre os nossos inúmeros pares da Academia Paraibana de Cinema, vejo-o como se fosse ontem. Entusiasta no trato da coisa fílmica, aguerrido, apaixonado... Uma presença, digamos, manifestamente “cinemera”. Hoje, quiçá, muito mais ainda. Sobretudo, quando faz prevalecer um singular gosto pela Sétima Arte, ao construir o seu próprio palácio de écrans e sonhos fílmicos, numa demonstração de que o virtual, um belo dia, pode se tornar realidade.

Lembro do nosso primeiro contato, no Departamento de Informática do CCEN, mesmo antes dele candidatar-se a Reitor da UFPB. Casual foi o motivo desse contato, motivando a busca pela internet de filmes antigos, em VHS. Deu-me indicações e pistas de como conseguir algumas pérolas cinematográficas – Felinni, Viscount, John Ford, Chaplin, “cowboys” classes “c” e “d”... O que importava mesmo era o nosso papo sobre cinema. Assim, ficamos amigos.

Quando, ainda recentemente advindo do CCHLA para o CCEN, após um período de dois anos e meio em Brasília, para a conclusão do meu curso de mestrado na UnB, tive o privilégio de conhecê-lo. Lecionava ele nas Ciências Exatas, Centro da Universidade Federal da Paraíba. Não obstante ser professor das Exatas, jamais abandonou o “sonho”. Sonho esse acalantado virtualmente no écran da ilusão, da fantasia, numa velocidade de 24 quadros por segundo.

Das coisas do cinema ficamos interlocutores. Daí, um dado inusitado pude concluir: entre as Exatas e as Humanas, nada mais aglutinador, físico, matemático, mecânico, por conseguinte, cinético e virtual que o Cinema. Talvez por isso tenha o meu amigo Mirabeau enveredado pela dicotomia do que seja o “exato” (numérico, sobretudo) e o “humano” – romanticamente criativo, construtivamente cinematográfico.

Hoje, inerente ao surgimento de uma entidade representativa que contemple o reconhecimento às idéias e produções em forma de cinema, a criação do Cine Mirabeau representa algo de especial. Iniciativa é fruto de um sonho particular, trazendo como marca o próprio nome do seu arquiteto e construtor, para premiar a tradição e o brilhante repertório de realizações cinematográficas, na/da Paraíba. Todos ao nosso Cine Mirabeau!

ALEX SANTOS – da Academia Paraibana de Cinema. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@academiaparaibanadecinema.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: