segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Por um acadêmico duplamente imortal!

    Patrono Severino Alexandre - Cadeira 5 da APC 
 
Todo 17 de setembro é uma data emocionalmente representativa para mim. Ainda mais, a dessa quarta-feira, quando nela celebramos os cem anos de nascimento de um dos pioneiros do cinema paraibano.
Patrono da Cadeira 05 da Academia Paraibana de Cinema - à qual hoje tenho acento, honrosamente, pelo meu pai -, SEVERINO ALEXANDRE DOS SANTOS teve sua vida toda dedicada aos meandros da cinematografia. Não terá sido atoa que, aos treze anos de idade já empunhava a manivela de uma câmera projetora, em sessões habituais de um cinema que ainda não tinha aprendido a “falar” e a se mostrar como gente grande.
Natural da região do brejo paraibano, oriundo da família Gonçalves de Alagoa Grande, na Paraíba, “Seu” Alexandre do Cinema (conhecido desde cedo, assim, na cidade de Santa Rita, onde se casou, construiu família e viveu sempre) acompanhou de perto a evolução do cinema, edificando suas próprias salas de projeção. Inclusive, usando do próprio conhecimento artesanal que dispunha na construção das “lanternas mágicas” (à carvão), que iluminavam as sessões de seus cinemas, durante anos.
Recentemente, a Academia Paraibana de Cinema rendeu-lhe tributo, publicando pioneiramente um livro, ressaltando passagens de sua vida e de suas experiências como exibidor não apenas em Santa Rita, mas também no distrito de Várzea Nova, onde construiu salas de projeção, e cidades como Mari, Pilar e Bayeux.
As relações comerciais de meu pai com filmes, mediadas por mim com os empresários Luciano Wanderlei (Cia. Exibidora do Cine Municipal), Sr. Valdemar da Cia. Cinemas Reunidos (Plaza), entre outros do setor, seus concorrentes, sempre foi do melhor quilate. Deles, inclusive, recebíamos apoio à programação de nossos cinemas, sem restrição de mercado. Não terá sido em vão a marca de “Seu” Alexandre na heroica trajetória da nossa cinematografia.
Que os écrans dos nossos ruidosos projetores do passado, que tanto contribuíram com sua cadência para as memórias e fantasias de tantos, que ainda hoje desfrutam de um “sonho iluminado”, continuem projetando, sempre, as imagens dessa saga mágica e aventura virtual através dos tempos. E que todo esse feito deva ser imortalizado na eterna guarda da nossa tão querida Academia Paraibana de Cinema. 
Pelo que foste, construíste, pela boa marca que deixaste, descansa em paz, meu Pai!
 
ALEX SANTOS, vice-presidente da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta - E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: