quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Um exibidor de cinema no aparte do historiador


Exibidor paraibano Severino do Cinema
Uma Academia na saga de um exibidor de cinema”. Com este título o historiador paraibano José Octávio de Arruda Mello assina o seu artigo, na edição mais recente da Revista “A Semana”. Um dos periódicos que bem representa os segmentos de política, economia e comportamento, na Paraíba.

Não terá sido para mim tão importante o seu relato sobre cinema, a exemplo de tantos outros registros feitos pelo autor, e que tenho sempre acompanhado, quando se reporta à História do nosso Estado. Mas, porque este diz respeito pessoalmente ao que escrevi, em recente plaqueta sobre o Patrono de minha Cadeira 5 da APC, o pioneiro exibidor de cinema, em Santa Rita, Severino Alexandre dos Santos. Publicação essa referendada pela nossa Academia Paraibana de Cinema.

Gentilmente, o historiador José Octávio faz referências elogiosas ao meu pai, como também à minha pessoa enquanto seu amigo de longas datas e integrante do Grupo José Honório Rodrigues, além de cinéfilo, professor e realizador cinematográfico. Transcreve dados do meu trabalho, relendo igualmente o texto nas suas entrelinhas... O que, para o próprio Zé Octávio, se coaduna perfeitamente com “a real filosofia do nosso Grupo”.

Com referência ao relato sobre a trajetória cinematográfica do patrono “Severino do Cinema”, considerado pioneiro entre os atuais ocupantes das cinquenta cadeiras da APC, o historiador paraibano vai mais além, quando afirma ser a publicação portadora de uma referência importante para a história do cinema na/da Paraíba. Sobretudo, por trazer o timbre da magna instituição, no Estado.

Contemporâneo de Walfredo Rodriguez, ainda nos tempos do cinema “mudo”, seu “Severino do Cinema” fez da Rua São Pedro Gonçalves, número 30, no Varadouro, ponto de presença constante na “Nordeste Filmes”. Uma empresa da família Rodriguez, que naquela época distribuía películas para alguns exibidores fora da Capital, a exemplo do Cine Independência, na cidade de Santa Rita, em que Severino iniciara como projecionista. Ficando ele assim conhecido na cidade e, anos depois como empresário exibidor, nos círculos profissionais da Cinematografia, dentro e fora da Paraíba.

Hoje, Severino do Cinema guarda o Selo da Perpetuidade. Honraria igualmente estendida àqueles que – tanto quanto ele - ainda fazem do “sonho em celuloide” a saga venturosa de suas vidas, em solo paraibano.
 
         Duplamente imortalizado, principalmente por mim, seu filho, que já o tinha na condição de IMORTAL havia muito.

 ALEX SANTOS - Professor,cineasta e Vice-Presidente da Academia Paraibana de Cinema.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.b  /  contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: