segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Porque hoje é Dia dos Pais

 
"Seu" Severino do Cinema

Um atentado a bomba do IRA, em 1974, mata cinco pessoas numa localidade próximo de Londres. Um jovem rebelde irlandês e três amigos são acusados, presos e condenados pelo crime. O pai de um dos jovens tenta ajudar o filho e também é preso e condenado. Este é o tema do filme “Em Nome do Pai”, dirigido por Jim Sheridan e baseado na  autobiografia do próprio autor e personagem, o irlandês Gerry Conlon, que é interpretado por Daniel Day-Lewis, o mesmo que protagonizou “Lincoln” de Steven Spielberg.
Esta semana, revendo o filme de Sheridan, que trata com bastante acuidade e zelo da relação pai e filho, notadamente, quando se encontram presos na mesma cela, fiquei a imaginar como é importante uma paternidade conselheira e presente em nossas vidas. Uma relação de respeito e diálogo, ao buscarmos certas verdades e soluções para as questões do nosso próprio quotidiano.
À guisa de tais preocupações, sobretudo, em razão do que fomos e do que hoje somos, particularmente diria que, em respeito ao seu legado espiritual e familiar por mim assimilado e imitado – e não apenas cinematográfico –, rendo neste Dia dos Pais a minha irrestrita homenagem àquele que, durante anos soube exercer, pela arte-do filme, o encantamento através das imagens que projetou em écran luminoso e alimentando as nossas fantasias.
“Seu” Severino do Cinema, como era sobejamente conhecido na Cidade de Santa Rita e nos círculos profissionais da Cinematografia, dentro e fora do Estado, arresta hoje o Selo Patronal da Perpetuidade e do justo reconhecimento, em sua Academia. Selo igualmente estendido aos quantos que, como ele, fizeram do cinema a marca registrada, a saga venturosa de suas vidas em solo paraibano.
Pioneiro do “cinema mudo”, considerado também um estoico arquiteto e construtor de suas próprias salas de projeção, na cidade em que viveu e morreu, “seu” Severino do Cinema será nome sempre lembrado. Que os écrans luminosos dos nossos ruidosos projetores do passado, que tanto contribuíram na edificação das memórias e fantasias, que ainda hoje desfrutamos, continuem sempre a projetar as imagens de uma aventura virtual e mágica, e que doravante se imortalizem na guarda da nossa tão querida Academia Paraibana de Cinema.

Patrono da Cadeira 05, cuja indicação vem de ser o reconhecimento por toda uma vida dedicada à atividade cinematográfica, SEVERINO ALEXANDRE DOS SANTOS representa um dos pioneiros da Sétima Arte, na Paraíba. Seu empenho e estoicismo, desde os tempos em que o cinema ainda não tinha aprendido a “falar”, soube acalantar a fantasia e o devaneio de muitas gerações de cinemeiros. Hoje, duplamente imortalizado, principalmente para mim, seu filho, que já o tinha na condição de IMORTAL havia muito. Descanse em paz, meu Pai!

ALEX SANTOS é vice-presidente da Academia Paraibana, professor e cineasta, E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br  

3 comentários:

SeCy BrAz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SeCy BrAz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SeCy BrAz disse...

Impossível não se emocionar! Um texto sentimental, emotivo,sobretudo, realista quando trata-se de vida e obra de um homem que promoveu o desenvolvimento sociocultural do "pequeno" universo, o qual viveu e conviveu. Não o conheci, mas já o admiro pelo o ouvir falar. Amei conhecer um pouco do "seu" Severino do Cinema. Secy Braz

12 de agosto de 2013 18:06