terça-feira, 19 de junho de 2012

“GABRIELA” COM A MARCA DOS PARAIBANOS

Sem surpresa alguma, na segunda-feira passada assisti à marcante presença da Paraíba na TV, no primeiro capítulo da tão famigerada “Gabriela”. Confesso, extasiei-me com as imagens (fã que sou do seu poder visualmente persuasivo), não menos com a atmosfera dramática e rústica do nosso Sertão. A excelente fotografia nos tornando, assim, mais próximos da realidade e miserabilidade humanas, em regiões como as que foram mostradas a um vasto número de “globalizados”.

Um cenário caótico, mas de uma beleza incomensurável foi o que nos foi dado em detalhe (e em Full HD), para que pudéssemos melhor visualizar os poros e as rugas dos muitos rostos sofridos dos “viventes da seca” do Nordeste brasileiro. Mais que um triste retrato esse, tantas vezes evocado e jamais levado a sério. Uma problemática pela qual devam melhor debruçar-se os que se dizem realmente dirigentes deste país.

Embora tenha enveredado por esse não menos importante e objetivo discurso sociológico, sobre “Gabriela” o meu foco estaria na presença firme, contundente de um dos atores que considero mais emblemáticos do nosso tempo, quando se trata da personagem nordestina. Sem cacoetes cênicos, vivenciando com extrema fidelidade tempo e ritmo propostos, ele tem se destacado como dos melhores da sua geração.

Pouco importa se teve origem na Piollin ou não (já que existe uma máxima de que os bons atores paraibanos dali vieram), Everaldo Pontes (foto) preenche os espaços cênicos, onde quer que atue, mesmo que sua participação seja efêmera, a exemplo dessa mais recente versão de “Gabriela”. Diria existir uma estética perfeita entre o ator e a paisagem sertaneja, em que normalmente atua. Quem jamais pode olvidar uma obra como “Abril Despedaçado”? No filme de Sales, mais uma vez o nosso Everaldo Pontes marcou presença... Detalhe: Ali, estiveram firmes e fortes cinco paraibanos.

ALEX SANTOS, Vice-Presidente da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br       

Nenhum comentário: