sexta-feira, 27 de abril de 2012

CINEMA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO


Cena do semiárido paraibano, em "A Ninhada"

O Semiárido brasileiro, nordestino e paraibano tem sido alvo das maiores atenções nesses últimos anos. Tanto pela iniciativa privada como pelos governos. O potencial dessa região é entendido como incalculável, considerando não só o que existe na própria terra, mas o que dela e sobre ela se produz econômica, cultural e artisticamente. Iniciativas como a da Transposição do Rio São Francisco, que deverá assistir a centenas de comunidades ribeirinhas, é prova inequívoca das muitas possibilidades que o Semiárido oferece.
No plano da Cultura são as raízes do seu povo que têm mostrado representatividades, através das formas de artes as mais distintas. Graças às iniciativas do Banco do Nordeste, por exemplo, através do seu Programa de Cultura, um dos nossos mais assíduos parceiros temos valorizado a mão-de-obra especializada regional, sobretudo na área do audiovisual.
O FestCine Digital do Semiárido, já na sua quinta versão este ano, de ininterrupto sucesso em quatro estados nordestinos – Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – é clara demonstração de que o tema “semiárido” tem sido, atualmente, preocupação dos mais distintos setores da sociedade organizada.
O FestCine Digital terá sido porta-voz de um dos segmentos de maior expressão cultural/artística da nossa região: o Audiovisual. Obras importantes focadas na realidade do semiárido têm sido produzidas pelos nossos realizadores e avaliadas criticamente pelo certame, revelando e premiando valores profissionais, que têm normalmente se destacado dentro e fora dos estados do Nordeste. O FestCine Digital, um projeto já consolidado, se organiza para o próximo semestre deste ano.


ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: