quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma TV feita com a “prata da casa”











Belezas de Jampa na TV (foto Guy Joseph)

De pronto, testemunho e louvo a importância que vem dando a TV Cidade, em João Pessoa, à Cultura e às Artes paraibanas. Observação esta sem nuança eleitoreira, em razão do momento em que se vive, mas que, por justiça, deve ser deveras preconizada com responsabilidade, justamente por quem nenhum compromisso tem com a política partidária de “a” ou “b”, como é o nosso caso.

Chamo a atenção para a TV Cidade não porque esteja também exibindo em sua programação, havia algum tempo, o nosso filme “ANTOMARCHI”, pelo que agradece a Empresa AS Produções, publicamente. Mas, pelo requinte e conteúdo dos enfoques de seus programas, que têm valorizado a produção cultural local, demonstrando que é possível fazer televisão com qualidade, sem os famigerados valores de pecúnia, próprios às mídias convencionais e de canais abertos. Some-se esse esforço ao mérito daqueles que deixaram os nossos Cursos de Comunicação e conseguiram engajamento imediato em um mercado de trabalho bastante concorrido.

Tenho visto, até com um misto de prazer e orgulho, quantos dos nossos ex-alunos estão à frente das opções culturais e artísticas demonstradas pela TV Cidade de João Pessoa. Pena que seja esta uma mídia bastante restrita, exclusiva de poucos, não em função da sua qualidade, mas, do seu acesso. Utilizando tv a cabo, satélite ou banda larga, como é o caso da TV Cidade, muitas emissoras têm perdido a oportunidade de mostrar mais amplamente o que de melhor é produzido culturalmente no seu próprio meio, dos mais variados segmentos.

No que tange à questão dos interesses mercantis da televisão brasileira, sobretudo, em razão de sua programação diária, isto vem sendo apontado por especialistas como sendo o fator principal e motivador a um tipo de “desdenhamento” à nossa produção regional e local. Prática que depõe em detrimento da importância e do significado de tantos valores culturais hoje existentes, até muito próximos de nós. Portanto, parabéns à recém-lançada TV Cidade de João Pessoa.

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails:
alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

Nenhum comentário: