terça-feira, 1 de janeiro de 2013

“A Ninhada” - Apelo ecológico sensibilizou jurados e público

Cartaz de "A Ninhada" de Alexandre Menezes
Baseado em conto homônimo do genealogista paraibano e ex-professor da UFPB Nivalson Miranda (que atua no vídeo como narrador), “A NINHADA” é um curta-metragem de 10 minutos de duração, gravado na zona rural da cidade de Serra Branca interior da Paraíba. O vídeo recebeu o premio de Melhor Filme de Ficção de 2012 do V FestCine Digital do Semiárido, na sexta-feira passada (28), dentro das comemorações do Dia Mundial do Cinema promovidas pela Academia Paraibana de Cinema.  
O vídeo fez parte de uma seleção de várias outras obras exibidas nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Juntamente com outros filmes inscritos, “A NINHADA” foi escolhido previamente por uma comissão de especialistas e depois selecionado pelo público, quando de sua exibição dentro da programação do festival, nas diversas cidades onde aconteceu.
Realização de Alexandre Menezes, pela ASPROD Cinema e Vídeo, com apoio da ADUFPB e CCHLA, o vídeo traz uma mensagem ecológica preocupante através da visão de um menino de 11 anos (Jaiane), personagem interpretado por um garoto da própria região de Serra Branca, e narra a estória de uma família que mora nas terras de um temido coronel (Simplício Clemente), senhor de uma grande propriedade e que ordena ao seu morador e pai do menino (Seu Biu), interpretado pelo ator Ricardo Moreira, a queimar uma vasta capoeira para a plantação de lavouras. Situação essa desaprovada pelo menino, acostumado a brincar com os animais silvestres no terreiro de casa, mas que o pai não tem alternativa senão acatar as ordens do patrão, ateando fogo em tudo e pondo em perigo a vida do próprio filho.
 “A NINHADA” traz ainda a participação de outros integrantes da UFPB, dentre eles o professor José Nilton da Silva nas locações e fotografia de still, e dos alunos Marcelo Quixaba e Joelma Cavalcanti, respectivamente, como câmera e assistente de produção. O trabalho foi realizado para o programa de Extensão Universitária do Curso de Comunicação Social, sob a orientação do professor Alex Santos das disciplinas Direção de Programas de TV e Fotografia, do Departamento de Mídias Digitais, da UFPB.
 
ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta