sábado, 24 de dezembro de 2011

APC COMEMORA O DIA MUNDIAL DO CINEMA



A Academia Paraibana de Cinema convida a todos para a solenidade comemorativa do DIA MUNDIAL DO CINEMA, nessa quarta-feira dia 28 de dezembro, a ser realizada às 18h30min no Cine Digital do Espaço Cultural (Funesc). Uma vasta programação será realizada para homenagear cineastas e suas obras premiadas, com a presença de membros da academia, autoridades ligadas ao cinema e público em geral.


“ANTOMARCHI”, obra de ficção premiada pela APC no ano de 2010, agora em mídias DVD e Blu-Ray será entregue aos representantes das Locadoras de Vídeos especialmente convidados ao evento, para distribuição pública. O filme vem acompanhado de um Making-Off especial com entrevistas da produção, da direção do filme e dos atores, de cenas do set de gravação, além de “trailer”, do vídeo de sua premiação e homenagem de alguns cineastas brasileiros convidados pela APC.

O programa constará ainda do lançamento, pela UFPB e TV-OKFestCineDigital, do Festival “É Tudo Improviso”, da apresentação dos projetos de digitalização do acervo do NUDOC/UFPB e do “Curta Aqui” pela cineasta Cristiane Fragoso, também da entrega à professora Marlene Alves de Luna do Prêmio Especial da APC, pelo apoio que vem prestando ao cinema paraibano, além da distribuição dos últimos números da Revista da APC “Cine Nordeste” e de seus Boletins Informativos.

Dando prosseguimento, haverá o lançamento pela Reitora da UEPB, professora Marlene Alves Luna, de Edital para fomento de produção de dez curtas-metragens e assinatura de um protocolo de intenção para aquisição do acervo do cineasta Machado Bittencourt e lançamento do material promocional do longa-metragem “Tudo que Deus criou”, patrocinado pela Universidade Estadual da Paraíba, a ser lançado, nacionalmente, em fevereiro de 2012.

Haverá ainda a premiação dos curtas “A Felicidade dos Peixes”, “O Diário de Mércia” e “Ritmos”, pela APC, e dos vencedores do IV FestCine Digital do Semiárido: o ficção “O Hóspede” de Ramon Porto e “Travessia”, documentário Kennel Rógis. A festa encerrará com o Especial “Coleção Memórias Paraibanas do Século XX” de Mirabeau Dias, além de um coquetel a ser oferecido aos presentes. Participemos todos do DIA MUNDIAL DO CINEMA!

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br




sábado, 17 de dezembro de 2011

ACADEMIA PROMOVE O DIA MUNDIAL DO CINEMA

A Academia Paraibana de Cinema (APC) anuncia para o próximo dia 28 deste mês a celebração do Dia Mundial do Cinema. Será na Sala Cine-Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19 horas. Na oportunidade serão entregues os prêmios aos vencedores do IV FestCine Digital do Semiárido, que aconteceu recentemente em quatro estados do Nordeste – Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. O evento foi realizado pela empresa paraibana AS Produções Cinema e Vídeo, com apoio do Banco do Nordeste e da própria APC.


Tomando como exemplo o sucesso da versão anterior, o presidente da Academia jornalista Wills Leal garante redobrar a importância do evento este ano. Para isso, segundo disse, o Dia Mundial do Cinema contará com uma forte presença de autoridades culturais locais e da região, além da imprensa inscrita, falada e televisada. Vários outros mecanismos de divulgação, de dentro e de fora do Estado apoiarão o evento.

Importantes prêmios serão concedidos aos melhores vídeos realizados este ano. As produções inscritas dos diversos estados do Nordeste e que passaram por uma rigorosa seleção de público e da Comissão do IV FestCine Digital do Semiárido, receberão os Troféus “Walfredo Rodriguez” de Ficção e “Machado Bitencourt” de Documentário.

O prêmio concedido especialmente na noite do Dia Mundial do Cinema pela Academia, que tem um significado maior para os realizadores por tratar-se de uma deferência da mais importante entidade do gênero no estado e por ser considerado o “Oscar Paraibano”, deve contemplar também as diversas categorias de vídeos – curta, média, ficção e documentário. Vamos todos à grande festa do Cinema e brindar juntamente com os premiados!

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Aruandando em novas performances

Com início previsto para esta sexta-feira (09), já na sua sétima versão o importante Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro traz inovações. Seu organizador resolveu socializar mais o certame, saindo um pouco das conchas suntuosas, que são os auditórios, para as areias do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Essa nova performance “aruandaria” uma avaliação considerável, ratificando os recursos públicos gastos na realização do festival, o que vem de ser justificada a medida pela própria coordenação do evento.

“Exibir filme nas areias de Tambaú significa, sem sombra de dúvidas, devolver ao público, de forma massiva, o que é bancado com recursos públicos, então diria que essa é a razão de o evento ser realizado, levar cinema para um número substancial de pessoas ao ar livre, na mais democrática experiência que já tivemos de compartilhar conteúdos audiovisuais com o público”.

Até aí tudo bem. Meritórios a intenção e o novo gesto organizacional. Mas, pelo que estamos também sabendo, extrapolando sua real finalidade, o festival até então considerado essencialmente cinematográfico, o deste ano deve agregar um valor diferenciado, digamos assim, um marketing “populista” ao projeto: shows com bandas de música, também ao ar livre. Será que estamos entendendo bem? Já não bastam os famigerados e contínuos “forrós de plástico”, que assolam o sossego da cidade?

Será que o Cinema que conhecemos está saindo de sua própria rota? Ou o conceito clássico de CERTAME é que foi alterado? Pelo que se entende, Certame é um ato público de competição, para estabelecer uma graduação de valores. No caso específico de um festival de cinema, mensurar a qualidade dos filmes, técnicos e realizadores inscritos em mostras e competições.

Agora, uma programação que busca mixar sessões públicas de avaliação crítica de cinema, sob uma ótica de responsabilidade técnica, com efémeros shows de música... fica difícil de entender. E não se venha justificar que a merecida homenagem a um músico do naipe de Vandré possibilite tal aberração!

ALEX SANTOS da Academia Paraibana de Cinema, jornalista, professor e cineasta. E-mail: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br