segunda-feira, 30 de maio de 2011

Equipe retorna de Paris das gravações de filme paraibano

O produtor Alexandre Menezes (direita) e parte da equipe.


Uma equipe técnica da empresa AS Produções Cinema e Vídeo acaba de retornar de Paris, onde foi gravar as primeiras cenas do novo filme que está realizando. O produtor Alexandre Menezes, titular da empresa e que liderou o grupo de cinco pessoas, incluindo atores, falou da diferente sensação que é gravar as imagens na Capital francesa. Segundo ele, apesar do tempo bom, por ser primavera em Paris, a equipe se defrontou com alguns obstáculos, o que foi muito natural, principalmente quando se grava ou filma também em via pública.
– Mas, deu tudo certo e como estava no script. Afirma Alexandre.
Cenas gravadas dentro dos metrôs e do Bateaux-Mouche, nas praças da Concórdia, Torre Eiffel e dentro do Louvre, nos amplos jardins de Versailles, também nas escadarias da Basilica du Sacré-Coeur de Montmartre, na Livraria Shakespeare and Co, às margens do Rio Sena e próximo à Catedral de Notre Dame, devem fazer parte da cenografia do filme, cuja estória tem início em Paris e termina em João Pessoa.
Focada no depoimento do principal personagem, a narrativa transcorre de maneira iconograficamente ilustrada, refletida pela visão de encantamento, também de suspeição de uma jovem escritora brasileira em visita à cidade de todos os seus sonhos.
Gravado em alta definição total (Ful-HD), o novo filme da AS Produções (ainda sem título confirmado) segue os passos de sua mais recente produção: “Antomarchi” – Ficção média-metragem de 30 minutos, finalizado em Blu-Ray, ganhador do Prêmio da Academia Paraibana de Cinema de 2010, e que deve chegar às locadoras (em DVD e Blu-Ray) já no próximo semestre.
Para Alexandre, esse novo filme da AS Produções representa mais um passo na realização de um cinema sério. Isto é, produzir uma Arte voltada à sua própria essência: o real entretenimento através da representação dos fatos e das pessoas, sem maior espetaculação ou pirotecnia. De forma sóbria e consciente, porém bela e intrigante, como deve ser a arte-do-filme.


ALEX SANTOS é professor e cineasta, membro da Academia Paraibana de Cinema. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

TourFilm Brazil terá participação da Paraíba

O Tourfilm Brazil, etapa da América Latina e Caribe, do circuito mundial de festivais membros do Cifft (Comité International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), premia os melhores filmes de turismo do mundo. O evento será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 19 e 21 deste mês. Nesta edição, os filmes inscritos são representativos de mais de 50 países. O Brasil se faz presente no certame, inclusive a Paraíba.

Mais de quinhentos filmes foram inscritos no festival, sendo classificados apenas 300, dentre eles o curta-metragem “Sansaruè Scenographic Citry” como um dos duzentos melhores. Originalmente narrado em inglês, mas com legendas em português e com duração de 3 minutos, “Sansaruè...” traz a marca paraibana da AS Produções Cinema e Vídeo. A mesma empresa que produziu o recentemente premiado média-metragem de ficção “Antomarchi”.

Na edição 2011, os filmes inscritos deverão concorrer em 16 categorias: Destinos Turísticos; Turismo de Natureza e Ecologia; Turismo de Aventura; Turismo Esportivo; Turismo de Eventos; Turismo Náutico; Hotéis e Resorts; Sabores e Aromas; Pessoas, Culturas e Tradições (onde se insere “Sansaruè...”); Turismo Religioso; Parques Temáticos; Transportes para o Turismo; Turismo em Animação e Cartoon; Filmes em 3D; Turismo Rural e Jovens Talentos (este somente para estudantes).

A Coordenação do certame informou que o objetivo maior é que mais cidades de Santa Catarina, além de outros Estados do Brasil, recebam mostras do evento, para que as pessoas possam conhecer o mundo em uma poltrona de cinema. Os interessados em receber o TourFilm Brazil Itinerante na sua cidade devem manter contato com seus órgãos governamentais ou trade turístico do município sobre o assunto. Seria o caso de o setor, na Paraíba, tomar uma decisão para trazer a mostra para João Pessoa.

ALEX SANTOS da Academia Paraíba de Cinema, professor e cineasta. E-mails: alexjpb@yahoo.com.br / contato@asprod.com.br